hinata-haikyuu

Oi, gente! Eu sou o Igor, novo redator do blog. Tenho 18 anos, moro em São Paulo capital. Não sou nenhum critico, muito menos especialista na área. Assisto animes desde pequeno, e num modo mais hardcore, há dois anos. Tenho poucos mais de 100 animes no currículo. Meu favorito é Fullmetal Alchemist Brotherhood, e meu mangá favorito é Yamada-kun and the seven Witches. Esse é meu primeiro post, espero que gostem!

Por que Haikyuu atrai tantos fãs, inclusive os que não são adeptos a animes de esporte, ou sequer gostam de vôlei?

Bom, vamos falar um pouco sobre Haikyuu. Uma trama colegial de esporte, onde o protagonista, Hinata Shöyö, biologicamente ficaria muito abaixo da média no vôlei, passando por todo um ensino fundamental praticando sozinho. Assim que entra no ensino médio, numa ex potência de vôlei colegial, as coisas começam a andar. Mas por que Haikyuu é tão aclamado, vende tanto e é bem conceituado no MAL?

hinatakageyama-haikyuu

Gostaria de dar um destaque pro trabalho MARAVILHOSO da direção. Esse anime é uma das poucas obras onde sua adaptação, além de 100% fiel, é melhor do que o seu mangá, seu material original (deve ser por isso que os fãs pedindo tanto uma quarta temporada, eu mesmo estou ansioso). A trilha sonora consegue aplicar bem o ritmo do jogo, quando quê é um jogo mais leve e solto (vide os jogos treino em Tokyo) ou um jogo muito tenso, como contra a Shiratorizawa no seu último set. Os ângulos de câmera que se usa são admiráveis. A animação é muito fluida, você não vê erros.

O roteiro original não fica pra trás, algo que considero que Haikyuu é um dos melhores(se não melhor) anime que trabalha com desenvolvimento de personagem. A maioria do shounens desenvolve apenas o protagonista e seu amigo/rival, e acaba deixando os outros de lado. Em Haikyuu, não. Há um desenvolvimento excelente não só pra Hinata, um jogador de baixo nível, que desenvolve seu jogo rápido, seu bloqueio, e mais à frente no manga, sua recepção, tendo sua velocidade e impulsão como únicas armas, tendo que se moldar a partir disso; Kageyama, que mantém seu instinto de querer um jogo agressivo, resultante de sua genialidade. Mas com um olhar mais versátil, melhorando seus passes; Tsukishima usando toda sua inteligência e aprendizado que ganhou com Kuroo e Bokuto no arco de Tokyo, e aprendendo a gostar de vôlei. Muito notável na terceira temporada(aquele bloqueio contra o Ushijima me marcou!), Yamaguchi crescendo, principalmente mentalmente, mas também com sua única arma, seu saque, e conseguindo lutar pelo seu espaço dentre o time titular. Há o desenvolvimento dentro da quadra também, como Nishinoya aprendendo como receberia as bolas de Ushijima. “Na terceira, eu juro que pego”… e pegou.

timekarasuno1-haikyuu

Também sobre destaque: todos são importantes ao time, isso não passa um de uma coisa bem conhecida… ah, realidade o nome. Daichi, o pilar do time, um grande capitão que cobre os buracos defensivos; Asahi, o Ace dos corvos, como Sugawara diz:”quando estiver perdido, mande pro Asahi”, sua confiança consigo mesmo que ele desenvolve durante as temporadas e bem interessante.

Outra coisa admirável na obra: como aborda bem o vôlei. Se você não assistiu vôlei nunca na sua vida, apenas leia as regras básicas, o resto o anime te ensina. Você vê estratégias sendo boladas na hora, tanto como um time quanto no individual, numa jogada rápida em dupla ou sozinho. Uma parte legal de tudo isso é que cada time tem uma característica diferente(wow, realidade de novo!). Karasuno é um time ofensivo; Nekoma um time que prefere o tempo pra analisar seu adversário; Date Kou é um time extremamente defensivo, focado em bloqueios; Aoba Johsei que prefere jogar pelo seu armador-gênio; Shiratorizawa um time mais simplista. Cada confronto desses, você vê o jogo sendo aplicado muito bem pelas características de ambos entrando em conflito.

capitães-haikyuu.jpg

Minha conclusão é que, Haikyuu não é só um dos melhores animes de esporte, como um dos melhores animes dessa geração. Ele é incrível em não só um ou dois, mas em varios aspectos. Você vê animes de esporte com outros olhos depois dessa obra. Eu recomendo pra qualquer pessoa, seja um admirador de animes de longa data, como alguém que começou a assistir a pouquíssimo tempo, e um bom ingresso pra esse mundo do animes.

Anúncios