AVISO: SPOILERS!

Os estúdios Ghibli são extremamente conhecidos por terem feitos muitas Masterpieces, muitas das quais eu adoro, como A Viagem de Chihiro, Mononoke Hime, Ponyo, Hotaru no Haka e muitas outras mais. Porém, como toda árvore tem suas frutas podres, sem dúvida que a Ghibli deixaria a peteca cair em algum momento. E esse é (mais ou menos) o caso de Heisei Tanuki Gassen Ponpoko, ou apenas Pom Poko.

Resultado de imagem para Pom Poko gifs
Let’s Go!

Apenas para deixar claro, eu sou apaixonado por coisas estranhas. Elas costumam sempre me intrigar por serem sempre imprevisíveis e serem cheias de ideias. Esse é um dos motivos que adoro o diretor Hiroyuki Imaishi, por exemplo. Porém, essas obras são imprevisíveis mas muitas vezes tem uma mensagem clara contada de um jeito natural. Pom Poko é um dos casos aonde a mensagem foi feita de uma forma clara, porém não de uma forma orgânica.

A história desse filme se passa em uma floresta próxima de Tóquio, que em breve será demolida pelos humanos para dar local a uma cidade. Entretanto, um grupo de Tanukis (é literalmente guaxinim em japonês, mas como isso tem um significado meio mitológico, vou deixar Tanuki mesmo) que vive nessa floresta, com um intuito de proteger seu território, buscam lutar contra o avanço humano.

Essa ideia é simples, mas pode ser usada de um jeito bom, o que, infelizmente, não é o caso. Os Tanukis possuem uma tática de se transformar em qualquer coisa que queiram (Isso é mitologia japonesa, não questione muito), e eles utilizam isso para MATAR (não, você não leu errado) os humanos próximos da construção, por meios de acidentes, para fazerem a construção parar. Isso pode parecer estranho, porém não seria necessariamente um problema, se não fosse o fato de ser um filme INFANTIL! Ou seja, ele é um filme que transmite a mensagem ambiental e de proteção aos costumes, de uma forma extremamente não amigável. E, isso é basicamente tudo que tem no filme.

Porém, não acho que isso seja um problema no filme. Até por que, isso proporciona vários momentos extremamente bizarros e interessantes. O que, se você gosta disso, esses serão momentos divertidos. Mas, o problema é que isso não são cenas para uma criança assistir, por isso aconselho ver ciente disso.

Resultado de imagem para Pom Poko gifs
Bizarros tipo essa formação.

Fora que, eu gosto de como o filme mostra os Tanukis sempre sendo violentos e sempre com esse protecionismo gigante sobre a sua terra e sua “cultura”, pois isso é uma clara critica ao nacionalismo e ao nosso medo de mudança, ao ponto de nós sermos violentos para nos proteger. E o filme demonstra varias vezes que essa violência só prejudica, não só quem é atacado, mas também quem ataca, pois os humanos sempre conseguiam se sobressair, tornando todos os esforços dos Tanukis inúteis.

Porém, meu problema com o filme não está no decorrer dele, e sim no final, aonde ele faz algo que eu detesto, que é te tratar feito idiota. Você já viu os Tanukis sendo violentos e cruéis com os humanos várias vezes, e ainda por cima perderem todas essas vezes, e o filme resolve trazer um personagem pra dizer NA SUA CARA a mensagem ambiental do filme, como se ele tivesse transmitido ela de forma sutil, o que na verdade não foi.

Em um resumo, Pom Poko é um filme com mensagens, ideias e execuções até interessantes. Porém, na hora de transmitir ela, ela se torna tão sutil quanto uma britadeira. Mas, ele ainda pode ser aproveitável se você quiser ver algo feito de forma excêntrica e violenta sem necessidade.

Enfim, adeus!

Resultado de imagem para Pom Poko gifs
Sem muito contexto, mas as transformações são legais.
Anúncios